Quando é necessário reduzir custos em uma empresa, muitos gestores adotam ações imediatistas. A saber, estas se realizam de forma desestruturada e inconsistente.
Podemos citar, por exemplo, demissão de funcionários, eliminação de processos, redução de benefícios, suspensão de treinamentos e até o fim de investimentos.
Em resumo, os cortes de gastos, em curto prazo, podem até gerar um impacto quantitativo.
O problema surge quando se implementam as ações sem critérios, pois podem colocar em risco a sobrevivência do negócio.
Nesse sentido, ter um planejamento e finanças bem estruturadas é o que garante o sucesso da companhia.
Portanto, veja 6 maneiras de reduzir custos em sua empresa.
1. Faça uma revisão no orçamento
Antes de tomar qualquer decisão em relação a cortes em sua empresa, prepare-se para fazer uma revisão no orçamento.
Ou seja, avalie cada gasto e investimento, identificando os pontos que podem sofrer reduções ou cortes.
Aliás, uma possibilidade é aumentar o controle sobre o processo de aprovação das compras.
2. Negocie com os fornecedores
Em primeiro lugar, chame os seus fornecedores atuais para uma conversa franca em busca de descontos e benefícios.
Verifique se, de acordo com a forma de pagamento, eles podem oferecer vantagens.
Avalie com eles a possibilidade de fazer as compras de uma única vez, inclusive simulando a aquisição de itens complementares.
Caso a resposta não seja satisfatória, faça mais orçamentos com outros fornecedores.
Apenas tome o devido cuidado para não comprometer a qualidade dos produtos e serviços.
3. Crie um planejamento estratégico financeiro
Mais importante do que operar para fechar as contas e sobrar um pouco de dinheiro no fim do mês é conseguir se organizar para saber o que virá pela frente.
O planejamento estratégico financeiro é um instrumento que agrega um conjunto de tarefas, de maneira disciplinada e organizada, buscando atingir os objetivos que levarão a empresa a um futuro melhor.
4. Revise todos os processos da companhia
Observe que os processos são criados e estabelecidos ao longo da vida da empresa de forma que a sua execução permanece inalterada.
Entretanto, o que foi eficiente no passado pode não o ser nos dias de hoje.
Para reduzir custos, é fundamental fazer uma revisão em todos os processos da companhia.
Durante esse mapeamento, é possível encontrar as oportunidades que contribuem com a redução de desperdícios e o aumento da produtividade.
5. Implante um software de gestão
Você também pode implantar um software de gestão para otimizar os processos da sua organização.
Esse sistema agrupa, registra e distribui todas as atividades que são realizadas dentro da empresa.
Algumas delas, por exemplo, podem ser automatizadas, poupando recursos financeiros e permitindo que os funcionários se dediquem a atividades mais analíticas ou estratégicas.
6. Contrate os serviços de uma auditoria fiscal
A redução de custos na sua empresa também pode ser feita por meio de uma auditoria tributária, que faz a revisão da apuração de impostos.
Esse trabalho é preventivo e tem como objetivo eliminar as despesas com o pagamento de juros e multas ao fisco, que podem ocorrer por erros operacionais ou pelo desconhecimento da extensa legislação tributária.
A auditoria também realiza um trabalho de aproveitamento em relação aos benefícios fiscais, que podem reduzir significativamente a carga tributária da empresa.
Ela pode identificar políticas públicas e sociais que proporcionarão descontos e, ao mesmo tempo, darão uma maior visibilidade à sua marca.
Lembre-se de que, antes de reduzir custos, é necessário analisar cada possibilidade com cautela para que isso não interfira negativamente no futuro da empresa.
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Lá você encontrará outras dicas para manter em dia a saúde financeira da sua empresa.
Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.