Gestão

Conheça 5 contadores de sucesso para se inspirar!

Escrito por Leonel Monteiro

Conhecer exemplos de contadores de sucesso é essencial para quem é da área por servir como incentivo de crescimento e aprimoramento das capacidades profissionais.

Afinal, ter boas referências contribui para a construção de uma carreira sólida, já que é possível se inspirar e trilhar um rumo parecido para chegar ao patamar dessas pessoas tão admiradas. Pensando nisso, separamos 5 nomes de profissionais considerados como exemplos no setor de contabilidade. Confira!

1. Ana Maria Elorrieta

Ex-presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), foi eleita como uma das 50 pessoas mais influentes no ramo de contabilidade pelo Global Accountancy Power 50, além de ser reeleita membro oficial do Conselho da Federação Internacional de Contadores (IFAC).

O IFAC é uma organização mundial focada na luta pelos interesses do público contábil e crescimento de economias globais. Sem dúvidas, representa muito bem as mulheres no mercado financeiro.

2. Antônio Lopes de Sá

É um dos principais contabilistas da história, reconhecido internacionalmente. Escritor que mais editou artigos e livros no país e na Itália, foi presenteado com a medalha João Lyra Tavares, a maior honraria que um contador pode receber no Brasil.

Dirigiu nove congressos internacionais de contabilidade, criando a maior corrente cientifica sobre o tema, além de representar o país no Conselho Econômico e Social da ONU.

3. Eliseu Martins

Considerado um dos contadores mais influentes do Brasil, foi representante na escola americana de contabilidade e responsável por reestruturar o currículo do curso de Ciências Contábeis no país na década de 80.

Em 1979, publicou a obra que foi fundamental para sua carreira, conhecida como “Aspectos do lucro e alavancagem financeira no Brasil”. Em todo o seu caminho, realizou várias contribuições até que, em 1985, integrou o Conselho Federal de Contabilidade, auxiliando em uma melhor reflexão sobre a profissão de contador.

4. João Lyra Tavares

Instituído patrono da categoria contábil, sua enorme influência no ramo se iniciou a partir de sua atuação em diversas áreas, como economista, professor, deputado, senador e autor de artigos relevantes em jornais. Por suas competências, foi convidado para compor uma Comissão que tinha o papel de avaliar a remodelar a Contabilidade do Tesouro Nacional.

Sua colaboração foi primordial para o cenário contábil, já que sempre frisou as vantagens que o país poderia atingir diante do reconhecimento de uma classe de contadores públicos, além de proteger a elaboração do Registro Geral dos Contabilistas Brasileiros.

Também foi escolhido como presidente do Supremo Conselho da Classe dos Contabilistas Brasileiros e criou o Dia do Contabilista na data de 22 de setembro.

5. Roberto Dias Duarte

É uma grande referência para os estudantes ou profissionais atuantes de contabilidade. Já ministrou em média 550 palestras pelos estados brasileiros. Entre os temas mais debatidos, está o SPED contábil. É professor, administrador, escritor e também disponibiliza vários conteúdos importantes em seu canal no YouTube, como aulas e vídeos de suas palestras e experiências profissionais.

Após esses exemplos, é importante ter em mente que para fazer parte de um grupo de contadores de sucesso é preciso trabalhar muito, ter dedicação e se profissionalizar e se atualizar sempre. Fazendo isso, suas chances de se destacar entre os demais só aumentam.

Gostou deste conteúdo? Então aproveite para assinar nossa newsletter e receber todos os nossos materiais em primeira mão!

Sobre o autor

Leonel Monteiro

Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.

Deixar comentário.