Gestão

Reduzir custos na sua empresa, conheça 6 maneiras!

reduzir custos
Escrito por Leonel Monteiro

Quando é necessário reduzir custos em uma empresa, muitos gestores adotam ações imediatistas que são realizadas de forma desestruturada e inconsistente. Podemos citar, por exemplo, demissão de funcionários, eliminação de processos, redução de benefícios, suspensão de treinamentos e até o fim de investimentos.

Os cortes de gastos, em curto prazo, podem até gerar um impacto quantitativo. O problema surge quando as ações são implementadas sem critérios, pois podem colocar em risco a sobrevivência do negócio.

Nesse contexto, ter um planejamento e finanças bem estruturadas é o que garante o sucesso da companhia.

Veja 6 maneiras de reduzir custos na sua empresa:

1. Faça uma revisão no orçamento

Antes de tomar qualquer decisão em relação a cortes em sua empresa, prepare-se para fazer uma revisão no orçamento. Avalie cada gasto e investimento, identificando os pontos que podem sofrer reduções ou cortes. Uma possibilidade é aumentar o controle sobre o processo de aprovação das compras.

2. Negocie com os fornecedores

Chame os seus fornecedores atuais para uma conversa franca em busca de descontos e benefícios. Verifique se, de acordo com a forma de pagamento, eles podem oferecer vantagens. Avalie com eles a possibilidade de fazer as compras de uma única vez, inclusive simulando a aquisição de itens complementares.

Caso a resposta não seja satisfatória, faça mais orçamentos com outros fornecedores. Apenas tome o devido cuidado para não comprometer a qualidade dos produtos e serviços.

3. Crie um planejamento estratégico financeiro

Mais importante do que operar para fechar as contas e sobrar um pouco de dinheiro no fim do mês é conseguir se organizar para saber o que virá pela frente. O planejamento estratégico financeiro é um instrumento que agrega um conjunto de tarefas, de maneira disciplinada e organizada, buscando atingir os objetivos que levarão a empresa a um futuro melhor.

4. Revise todos os processos da companhia

Observe que os processos são criados e estabelecidos ao longo da vida da empresa de forma que a sua execução permanece inalterada. Entretanto, o que foi eficiente no passado pode não o ser nos dias de hoje.

Para reduzir custos, é fundamental fazer uma revisão em todos os processos da companhia. Durante esse mapeamento, é possível encontrar as oportunidades que contribuem com a redução de desperdícios e o aumento da produtividade.

5. Implante um software de gestão

Você também pode implantar um software de gestão para otimizar os processos da sua organização. Esse sistema agrupa, registra e distribui todas as atividades que são realizadas dentro da empresa. Algumas delas, por exemplo, podem ser automatizadas, poupando recursos financeiros e permitindo que os funcionários se dediquem a atividades mais analíticas ou estratégicas.

6. Contrate os serviços de uma auditoria fiscal

A redução de custos na sua empresa também pode ser feita por meio de uma auditoria tributária, que faz a revisão da apuração de impostos. Esse trabalho é preventivo e tem como objetivo eliminar as despesas com o pagamento de juros e multas ao fisco, que podem ocorrer por erros operacionais ou pelo desconhecimento da extensa legislação tributária.

A auditoria também realiza um trabalho de aproveitamento em relação aos benefícios fiscais, que podem reduzir significativamente a carga tributária da empresa. Ela pode identificar políticas públicas e sociais que proporcionarão descontos e, ao mesmo tempo, darão uma maior visibilidade à sua marca.

Lembre-se de que, antes de reduzir custos, é necessário analisar cada possibilidade com cautela para que isso não interfira negativamente no futuro da empresa.

Aproveite para curtir e acompanhar nossa página no Facebook! Lá você encontrará outras dicas para manter em dia a saúde financeira da sua empresa.

Sobre o autor

Leonel Monteiro

Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.

Deixar comentário.

Share This
Cadastre-se e recebe as atualizações da Legislação Federal e Trabalhista!

Cadastre-se e recebe as atualizações da Legislação Federal e Trabalhista!

Vamos te enviar GRATUITAMENTE atualizações da legislação federal e trabalhista, também sempre que em nosso blog tiver novos artigos, vamos te enviar em primeira mão, NÃO DEIXE DE SE CADASTRAR!

Bem vindo ao time de empresas que investem em Inteligência Fiscal!