Gestão

Planejamento estratégico para escritórios de contabilidade: saiba como fazer!

Escrito por Leonel Monteiro

Você sabe como implementar um plano estratégico para escritórios de contabilidade? Bons gestores se preocupam em manter a agilidade e a qualidade do serviço que oferecem. Isso porque, essas são características que mantém a satisfação do cliente e o bom funcionamento dos processos.

Quem administra uma empresa de contabilidade, sabe que o planejamento estratégico é um passo fundamental para que esses objetivos sejam alcançados.

Para aqueles que estão em busca de otimizar sua operação, listamos as principais etapas a serem desenvolvidas na elaboração de um plano estratégico para escritórios de contabilidade.

Definição das diretrizes organizacionais

A definição das diretrizes organizacionais é a primeira etapa que deve ser considerada. Determinar qual é a cultura da empresa, ou seja, a visão, a missão e os valores da organização, pode parecer, inicialmente, uma mera obrigação técnica.

Mas, na verdade, ajuda muito a orientar, tanto empresa quanto funcionários, na busca pelos objetivos estabelecidos e fornecimento de um serviço de excelência.

Visão

A visão trata de estabelecer uma perspectiva a longo prazo. Assim, definem-se os planos para o futuro, o foco dos esforços a serem realizados e as metas a serem atingidas.

Missão

Já a missão se refere ao propósito da empresa e para quem ela se destina. Algumas perguntas que podem ser respondidas, quando a missão estiver sendo traçada, são:

  • por que a empresa existe?

  • o que ela faz?

  • para quem?

Valores

Os valores, por sua vez, são aqueles que unem o mundo empresarial e pessoal, definindo princípios éticos e morais que devem ser adotados no funcionamento de toda a estrutura organizacional.

Todos esses fatores, quando combinados, definem a cultura da empresa e proporcionam diretrizes organizacionais mais claras e possíveis de serem seguidas e mantidas.

Análise SWOT

A análise SWOT é uma sigla em inglês, que combina os conceitos de forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats).

A partir da análise de cada um desses pontos, é possível entender tanto o ambiente externo quanto o ambiente interno nos quais a empresa está inserida e, a partir disso, definir com mais precisão as estratégias a serem traçadas.

Com a análise SWOT, o plano estratégico para escritórios de contabilidade terá uma base sólida e de simples utilização para qualquer contexto. Como explica o portal Significados, a análise SWOT foi criada pelo norte-americano Albert Humphrey, na Universidade de Stanford, durante um projeto de pesquisa desenvolvido entre 1960 e 1970.

Enquanto as forças representam as vantagens internas da empresa, em relação às concorrentes, as fraquezas são as desvantagens que ela apresenta, como, por exemplo, funcionários despreparados.

Em relação a oportunidades, essas são referentes aos aspectos positivos que têm capacidade de potencializar a vantagem competitiva da empresa. Por fim, as ameaças são aqueles aspectos externos que podem pôr em risco, justamente, essa vantagem competitiva.

Ciclo PDCA

O ciclo PDCA é outra ferramenta de auxílio ao planejamento estratégico. Assim como a análise SWOT, é uma sigla em inglês e define quatro passos que devem ser tomados por quem deseja otimizar seus processos.

O ciclo planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act) é muito utilizado por empresas que desejam melhorar a gestão. Ele estabelece uma organização de processos que permite avaliar se os esforços estão chegando ao resultado esperado e, em caso negativo, identificar as possibilidades de reversão.

Controle de resultados

Toda e qualquer meta traçada deve ser acompanhada de perto, para que seus resultados sejam efetivos. Uma alternativa é estabelecer metas parciais, para observar as conquistas ao longo do tempo.

Com o controle de resultados, a chance de ter sucesso no que foi estabelecido pelo planejamento estratégico é muito maior. Assim, todos ficam mais satisfeitos, tanto quem empreende quanto quem desfruta do serviço ofertado.

Gostou das informações sobre o plano estratégico para escritórios de contabilidade? Aproveite e veja outras 6 dicas de como otimizar a sua empresa!

Sobre o autor

Leonel Monteiro

Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.

Deixar comentário.

Share This
Cadastre-se e recebe as atualizações da Legislação Federal e Trabalhista!

Cadastre-se e recebe as atualizações da Legislação Federal e Trabalhista!

Vamos te enviar GRATUITAMENTE atualizações da legislação federal e trabalhista, também sempre que em nosso blog tiver novos artigos, vamos te enviar em primeira mão, NÃO DEIXE DE SE CADASTRAR!

Bem vindo ao time de empresas que investem em Inteligência Fiscal!