Contábil

O que você precisa saber sobre os principais índices contábeis

principais índices contábeis
Escrito por Leonel Monteiro

A gestão de uma empresa possui várias vertentes e possibilidades e uma delas passa pela análise dos principais índices contábeis. Os índices possuem muitas funcionalidades e a principal delas é poder olhar a empresa em comparação com outras do mesmo mercado, mesmo que possuam tamanhos diferentes.

Você sabe como isso é possível? Neste, post nós vamos analisar os principais índices financeiros e saber como utilizá-los no processo de tomada de decisão. Vamos lá!

A importância da avaliação dos índices contábeis

Os índices contábeis representam uma ferramenta gerencial importantíssima e que é componente do processo de tomada de decisões de qualquer empresa. Com eles é possível identificar problemas relacionados a custos, lucros e despesas.

Os índices são utilizados como uma referência de valor, deixando de analisar uma empresa apenas pelos valores absolutos das demonstrações contábeis. Esse uso possibilita que uma empresa de pequeno porte possa ter suas atividades e resultados comparados com uma organização de médio ou de grande porte.

Os índices são relações matemáticas entre as grandezas componentes das demonstrações contábeis. Os principais índices contábeis estão relacionados com a liquidez, com a estrutura de capital, com o endividamento e com os resultados obtidos por uma empresa em determinado período.

Índices de liquidez

Há diversos índices de liquidez que podem ser obtidos, mas os principais deles são o índice de liquidez imediata e o índice de liquidez corrente. O primeiro compara os valores de caixa e equivalentes de caixa com o total do passivo circulante. Já o segundo relaciona os bens e direitos com as obrigações existentes, todos de curto prazo.

Os índices de liquidez mostram para os gestores a capacidade de pagamento e o nível de endividamento comparado com os recursos financeiros disponíveis, algo primordial no gerenciamento do capital de giro.

Índices de resultado e endividamento

Outros índices importantes são aqueles ligados aos resultados de uma empresa. A margem líquida, por exemplo, é um dos índices mais importantes para qualquer empresa. Isso porque ela calcula o percentual do resultado obtido comparado com as vendas líquidas realizadas.

Este indicador é importante para que não se analisem os números obtidos como resultado de maneira isolada e, quando há dados disponíveis da concorrência, também permite a comparação e a redefinição de estratégias, se for o caso.

Outro índice relevante é a composição do endividamento, também chamado de perfil de dívida. Nele são incluídas todas as obrigações, inclusive as tributárias, para a verificação do perfil. No cálculo, são tomadas as obrigações de curto prazo e comparadas com as obrigações totais, ou seja, de curto e de longo prazo somadas.

Pode-se presumir que se o valor for muito próximo a 100% indicará que a empresa deve muito no curto prazo. Quanto menor for esse valor, mais tempo a empresa terá para pagar suas obrigações, pois a dívida terá perfil de longo prazo, dando tempo para os gestores traçarem estratégicas de geração de caixa no curto prazo.

A análise dos principais índices contábeis facilita o trabalho e permite a integração da contabilidade com a gestão da empresa, trazendo benefícios para os negócios e contribuindo para a longevidade das entidades.

Você está pensando em, além de calcular os índices, deixá-los melhores com a redução de despesas? Então, conheça nossas 5 dicas para reduzir custos com impostos de forma segura e fique ainda mais informado sobre o assunto!

Sobre o autor

Leonel Monteiro

Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.

Deixar comentário.

Share This
Cadastre-se e recebe as atualizações da Legislação Federal e Trabalhista!

Cadastre-se e recebe as atualizações da Legislação Federal e Trabalhista!

Vamos te enviar GRATUITAMENTE atualizações da legislação federal e trabalhista, também sempre que em nosso blog tiver novos artigos, vamos te enviar em primeira mão, NÃO DEIXE DE SE CADASTRAR!

Bem vindo ao time de empresas que investem em Inteligência Fiscal!