Contábil

Escritório de contabilidade, não pague imposto indevido!

Escritório de Contabilidade
Escrito por Leonel Monteiro

Um dos maiores desafios para os empresários é reduzir o custo de sua empresa, para isso, eles precisam do auxilio de seu contador para realizar um bom planejamento tributário, mas os contadores também podem conseguir reduzir o custo de seu escritório de contabilidade.

Como reduzir o custo do meu escritório de contabilidade?

Nos termos do artigo 18 parágrafo 22-A da LC 123/2006, a prestação de serviços de escritórios de contabilidade recolherá o ISS em valor fixo, na forma da legislação municipal, de acordo com o respectivo município onde o estabelecimento está localizado.

Nesta hipótese o ISS não será contemplado no PGDAS. Caso seu município já esteja adequado a essa regra, se informe junto a prefeitura de sua cidade, e passe a pagar o imposto devido, podendo economizar em mais de 30% de seu imposto mensal.

Entretanto não sendo possível a adequação á legislação municipal na tributação fixa, a prestação de serviços de contabilidade será tributada na forma do Anexo III (Serviços), conforme artigo 25 inciso III da Resolução CGSN 94/2011.

A partir de 01/01/2009, os Escritórios de Serviços Contábeis, passaram a ser tributados pelo Anexo III da LC 123/2006, desde que observados os demais requisitos para permanência no regime, devendo recolher o ISS em valor fixo, conforme determinação Municipal .

Caso o Município entenda que determinada empresa não possa efetuar o recolhimento em valor fixo, o ente federativo poderá indicar que a optante deva recolher o ISS juntamente com os demais tributos abrangidos pelo Simples Nacional, por meio do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – DAS.

Nesse caso, a empresa deverá ser orientada a marcar, no PGDAS, a opção “serviços tributados pelo Anexo III’, desde que não exerça nenhuma das atividades vedadas para opção pelo Simples Nacional

Nota: Fonte: Perguntas e Respostas do Portal do Simples Nacional, item 7.13

Gostou do artigo? Comenta e compartilha! Esperamos ter ajudado, grande abraço.

Sobre o autor

Leonel Monteiro

Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.

Deixar comentário.

Share This
Cadastre-se e recebe as atualizações da Legislação Federal e Trabalhista!

Cadastre-se e recebe as atualizações da Legislação Federal e Trabalhista!

Vamos te enviar GRATUITAMENTE atualizações da legislação federal e trabalhista, também sempre que em nosso blog tiver novos artigos, vamos te enviar em primeira mão, NÃO DEIXE DE SE CADASTRAR!

Bem vindo ao time de empresas que investem em Inteligência Fiscal!