Contábil

Contabilidade colaborativa: por que ela é o futuro do setor?

Contabilidade colaborativa
Escrito por Leonel Monteiro

As tecnologias de informação e comunicação, a todo momento, revolucionam os mais diversos aspectos de nossas vidas. E no mundo dos negócios não é diferente: fala-se, agora, em contabilidade colaborativa — um novo modelo de trabalho na área contábil, que você conhecerá a seguir.

Continue com a leitura deste artigo e fique por dentro dessa nova tendência, destinada a sacudir, por inteiro, o trabalho dos contadores e suas relações com seus clientes. Então, prepare-se para o futuro. Vamos lá!

O que é a contabilidade colaborativa?

Trata-se de uma inovação que permite transformar a atual forma da prestação de serviços contábeis. Basicamente, busca-se construir um ambiente informatizado nas nuvens, no qual será possível o compartilhamento de informações e conhecimentos, servidores, softwares, planilhas, arquivos, bancos de dados, redes etc.

Seu mecanismo de funcionamento é relativamente simples de entender. Através do uso da internet, esse ambiente compartilhado permitirá as seguintes operações:

  • cliente: encaminhamento de documentos e extração de seus relatórios, a qualquer momento, utilizando o computador ou outros equipamentos, como o smartphone;
  • contador e sua equipe: realização de seus trabalhos, conforme a demanda do cliente, em seu escritório ou mesmo em casa (home office);
  • órgãos governamentais: acesso a informações e relatórios das empresas.

Quais são os impactos no campo da contabilidade?

Essa mudança exigirá, dos profissionais de contabilidade, uma nova postura, à medida que terão que se adaptar ao que há de mais moderno e avançado na área de sistemas de informação, mantendo-se sempre atualizados e preparando-se para uma transformação radical em seu modo de trabalhar.

Isso porque não será mais necessário um espaço físico (o escritório de contabilidade) para encontros que reúnam, de um lado, os contadores e seus auxiliares, e de outro, os representantes dos clientes, com seus documentos e arquivos. Nada disso: cada um, de qualquer lugar, poderá fazer a sua parte no processo, inclusive comunicando-se a distância (por meio de videoconferências, por exemplo).

Quais são os benefícios da contabilidade colaborativa?

Vários benefícios poderão resultar dessa nova tendência, favorecendo tanto os clientes como os prestadores de serviço (além, é claro, do próprio governo). Vejamos algumas dessas possíveis vantagens:

Benefícios para os contadores

  • redução de custos decorrentes de menor necessidade de investimentos em equipamentos e programas de computador (lembre-se de que tais recursos serão compartilhados);
  • eliminação de despesas com aluguéis de imóveis e locomoção;
  • oportunidade de trabalho sob demanda (aquilo que o cliente quer e precisa no momento), e não mediante contrato de prestação de serviços, o que resultará em valorização de seus trabalhos (passarão a ser remunerados pelas utilidades que fornecem, e não pelo tempo gasto para realizá-los);
  • maior produtividade, pois um mesmo arquivo pode ser atualizado pelas partes de forma simultânea.

Benefícios para os clientes

  • ganho de tempo e dinheiro, devido à eliminação da necessidade de encaminhar papeladas, arquivos etc. ao escritório contábil;
  • acesso fácil às informações e aos relatórios de que precisam em tempo real;
  • libertação de compromissos contratuais (contratação de contadores ou escritórios por determinado tempo).

Você está preparado para toda essa modificação? Não fique parado, pois esse futuro está muito próximo. Em verdade, a contabilidade colaborativa já é uma realidade: existem empresas começando a trabalhar com o modelo em questão. Então, assine nossa newsletter e mantenha-se bem informado sobre o assunto!

Sobre o autor

Leonel Monteiro

Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.

Deixar comentário.

Share This
Cadastre-se e recebe as atualizações da Legislação Federal e Trabalhista!

Cadastre-se e recebe as atualizações da Legislação Federal e Trabalhista!

Vamos te enviar GRATUITAMENTE atualizações da legislação federal e trabalhista, também sempre que em nosso blog tiver novos artigos, vamos te enviar em primeira mão, NÃO DEIXE DE SE CADASTRAR!

Bem vindo ao time de empresas que investem em Inteligência Fiscal!