Gestão

Conheça 5 desafios de gestão de escritório contábil!

gestão de escritório contábil
Escrito por Leonel Monteiro

Toda empresa precisa ser bem administrada para que o empreendimento obtenha êxito. Na gestão de escritório contábil, não é diferente: é necessário acompanhar de perto os vários fatores em jogo, como os recursos humanos e materiais, os contatos com os clientes, produtividade e lucratividade, dentre muitos outros.

Então, se você se interessa pelo tema, acompanhe o presente artigo, pois aqui nos propomos a indicar 5 tópicos dos mais relevantes nessa área e que podem fazer toda a diferença frente a seus concorrentes. Siga adiante e confira!

A necessidade da gestão de escritório contábil

Os sócios ou diretores de uma empresa de contabilidade devem se preocupar tanto com o bom atendimento ao cliente quanto com a administração de sua própria organização. Em outras palavras, devem aplicar seus conhecimentos e habilidades também dentro de casa, por assim dizer. Nesse sentido, vejamos 5 importantes pontos que merecem o máximo de zelo.

1. Equipe de trabalho

Nenhum prestador de serviços contábeis que tenha ou pretenda ter uma boa clientela pode se descuidar da formação e manutenção de uma equipe competente, fiel e sempre atualizada. Nesse sentido, podemos citar as seguintes ações:

  • criar um bom ambiente de trabalho, no qual os funcionários se sintam gratificados e valorizados;
  • designar líderes capazes de estabelecer uma comunicação saudável e eficiente entre os trabalhadores;
  • organizar cursos e seminários voltados à capacitação e atualização de seus profissionais, em temas como informação técnica, legislação e sistemas de informática.

2. Relacionamento com os clientes

Sua empresa não sobreviverá sem seus clientes, não é verdade? Então, um lema do tipo “o cliente é tudo” — por mais que soe como um clichê — deve ser fixado como uma missão. E isso passa por atitudes das mais variadas, por exemplo:

  • designar um gerente de contas responsável pelos contatos com determinados clientes;
  • cuidar da qualidade e prazos no atendimento a suas demandas;
  • elaborar uma boa estratégia de marketing (faça seu cliente perceber que ele não é só uma fonte de receitas, mas é realmente importante para você).

3. Valor dos honorários

Qual valor atribuir ao seu serviço? Essa é uma matéria delicada, sem dúvida, pois você não poderá cobrar uma importância muito baixa, a ponto de tornar sua firma inviável, nem muito alta, de modo a espantar sua potencial clientela. Então, nada melhor que efetuar pesquisas de mercado, verificar os preços dos concorrentes, determinar valores justos e economicamente viáveis, conforme o perfil e as exigências dos clientes.

4. Investimentos em tecnologia

Não é possível, no atual mundo dos negócios, ignorar as ferramentas que as tecnologias de informação e comunicação disponibilizam. Desse modo, é indispensável investir em sistemas e softwares modernos, seja para automatizar processos e rotinas, seja para o monitoramento dos resultados de seu escritório. Esses instrumentos certamente proporcionarão maior produtividade e qualidade aos serviços prestados.

5. Finanças e lucratividade

Seu negócio não irá muito longe se você descuidar de sua saúde financeira e da obtenção de lucros que compensem os esforços na organização. Nesse aspecto, as medidas abaixo são altamente recomendáveis:

  • mantenha em dia suas finanças, controlando seu caixa e disponibilidades diariamente;
  • evite endividamento que possa comprometer o patrimônio da empresa;
  • dedique-se, na medida do possível, ao aumento de receitas (por exemplo, agregando maior valor aos serviços) e à diminuição de despesas (por exemplo, identificando e cortando gastos desnecessários).

Essas dicas foram úteis para você? Esperamos que sim! Mas há muito ainda o que falar a respeito da gestão de escritório contábil. Então não perca tempo! Curta a nossa página no Facebook e mantenha-se sempre bem informado sobre o tema.

Sobre o autor

Leonel Monteiro

Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.

Deixar comentário.

Share This
Cadastre-se e recebe as atualizações da Legislação Federal e Trabalhista!

Cadastre-se e recebe as atualizações da Legislação Federal e Trabalhista!

Vamos te enviar GRATUITAMENTE atualizações da legislação federal e trabalhista, também sempre que em nosso blog tiver novos artigos, vamos te enviar em primeira mão, NÃO DEIXE DE SE CADASTRAR!

Bem vindo ao time de empresas que investem em Inteligência Fiscal!