Contábil

Afinal, os robôs contadores ameaçam o mercado de trabalho?

Escrito por Leonel Monteiro

Certamente se você acompanha a área de inovação de tecnologia já ouviu falar sobre o robô contador. Porém, é importante saber se essa novidade é uma ameaça ou uma oportunidade para quem deseja aperfeiçoar o seu negócio.

Por conta disso, o objetivo do nosso post é apresentar um pouco mais sobre essa tecnologia que está cada vez mais presente no mercado. Para isso, listamos 4 tópicos que vão levantar uma reflexão acerca do assunto.

Interessado em saber mais? Então continue com a gente até o fim do artigo!

Como funciona um robô contador?

Quando estamos falando desse assunto, nos referimos à tecnologia que nos traz softwares para realização de serviços e que possuem o objetivo de otimizar e automatizar tarefas que estão ligadas ao setor de finanças e contabilidade — sejam elas dentro de empresas, escritórios ou diferentes tipos de organizações.

Por consequência, facilita-se o trabalho do profissional. Visto por outro ângulo, trata-se muito mais de uma ferramenta do que realmente um robô.

O que melhora com a chegada dessa tecnologia?

Ao utilizar um software que possibilita a realização de tarefas repetitivas de forma automatizada, como consequência, você tem uma otimização de tempo na realização destes processos e uma melhoria na execução.

Sendo assim, o aumento de produtividade é certo, além do mais, permitirá também a gestão de forma inteligente das etapas de cada processo dentro de uma empresa que trabalha com contabilidade.

Trata-se de uma ameaça ou uma oportunidade?

Com certeza os robôs contadores representam uma oportunidade para aqueles que souberem aproveitá-la e, consequentemente, uma maneira de se sobressair em relação aos concorrentes.

Se você possui uma empresa contábil, é preciso ficar de olho nessa inovação e, assim que possível, utilizá-la a seu favor — otimizando o tempo e aumentando a eficácia na solução dos problemas de seus clientes.

O toque humano permanece importante para a profissão?

Considerando todas as possíveis mudanças no cenário contábil com a presença dos robôs contadores, o toque humano permanece essencial para a profissão. Os humanos são os principais responsáveis por contextualizar os dados que são gerados a partir de softwares ou robôs.

De acordo com a ACCA Global (Association of Chartered Certified Accountants), ou em português, Associação dos Contadores Certificados, os profissionais serão os responsáveis por fazer análises de estratégias financeiras e de desempenhos, defendendo investimentos e gerenciando as expectativas das partes interessadas.

É muito importante salientar que, sendo um profissional da área afetada pela presença de um robô contador ou um cliente ativo de inovações tecnológicas desse porte, é importante não ter medo do futuro.

Hoje existem diversas ferramentas e aplicativos que ajudam a automatizar e otimizar processos. Como consequência, temos uma maior padronização de serviços e um aumento de produtividade. Então, em vez de ter receio em relação a essas inovações, o ideal é acompanhá-las e aproveitar todas as possibilidades disponíveis.

Gostou do nosso post? Entendeu tudo sobre o que realmente é um robô contador? Então, aproveite sua visita em nossa plataforma e aproveite para conhecer mais sobre a Contabilidade Colaborativa: e o por que ela é o futuro do setor.

Sobre o autor

Leonel Monteiro

Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.

Deixar comentário.

Share This
Cadastre-se e recebe as atualizações da Legislação Federal e Trabalhista!

Cadastre-se e recebe as atualizações da Legislação Federal e Trabalhista!

Vamos te enviar GRATUITAMENTE atualizações da legislação federal e trabalhista, também sempre que em nosso blog tiver novos artigos, vamos te enviar em primeira mão, NÃO DEIXE DE SE CADASTRAR!

Bem vindo ao time de empresas que investem em Inteligência Fiscal!